Como é que os bebés aprendem a falar e a compreender a língua? O que é que os bebés sabem sobre a linguagem, nas diferentes fases do seu desenvolvimento?
No Lisbon Baby Lab investigamos o desenvolvimento da linguagem, desde o nascimento e com especial incidência nos 3 primeiros anos de vida. Estudamos sinais precoces de como vai ser o desenvolvimento da linguagem, no sentido de percebermos melhor que tipo de desenvolvimento a criança irá apresentar e assim identificar eventuais riscos de perturbações da linguagem, bem como domínios em que o bebé apresenta maior dificuldade e que podem conduzir a défices na linguagem e comunicação. Défices na linguagem e comunicação são comuns em várias perturbações do neurodesenvolvimento, como o Síndrome de Down, ou as perturbações do Espectro do Autismo.
Os estudos que realizamos são inofensivos e completamente seguros para os bebés. Recorremos a metodologias inovadoras como, por exemplo, o registo do movimento dos olhos dos bebés durante a audição de sons e visualização de imagens. Participar nos nossos estudos permite conhecer melhor como está a decorrer o desenvolvimento da linguagem do seu bebé (salvo se explicitar que não deseja essa informação) e contribuir para promover formas precoces de diagnóstico e de intervenção no âmbito das perturbações da linguagem. Os dados registados destinam-se exclusivamente para fins de investigação e em nenhum momento ou circunstância a identidade dos bebés será revelada, sendo garantida total confidencialidade.
Participe! Para tal, basta um telefonema ou email (http://labfon.letras.ulisboa.pt/babylab/pt/contactos.html ). Esta é uma investigação que contribui não apenas para a ciência, mas fundamentalmente para a sociedade, as famílias, os bebés. É para uma sociedade mais inclusiva que queremos contribuir, em que todos com diferenças tenham mais e melhores oportunidades entre nós.
Por
Lisbon Baby Lab
Deixe um comentário