“Um Caso de Sucesso”

Testemunho de Maria, mãe do Manuel a convite da Dra. Patrícia Coelho

No dia 30/11/1999, aos 40 anos de idade, fui mãe pela primeira vez, de gémeos, 2 meninos, agora com 18 anos de idade.

Sempre foram duas crianças muito alegres e bem-dispostas.

Cada um ao seu ritmo, foram crescendo, o Manuel começou primeiro a andar, o Tiago começou primeiro a falar. Inevitavelmente vão-se fazendo comparações!

A partir dos 3 anos e na pré-primária, começou a notar-se que o Manuel desistia logo às primeiras dificuldades e que não conseguia estar muito tempo a fazer a mesma coisa.

A Educadora detetou logo na altura que ele apresentava dificuldades na aprendizagem.

Ainda no pré-escolar procurei ajuda em vários centros de psicologia e foram feitos vários testes tendo os mesmos revelado imaturidade e falta de motivação e concentração. Iniciamos nessa altura sessões de apoio psicopedagógico.

O Manuel entrou para a primária com 5 anos e continuava com esse apoio que, por sinal, não estava a resultar. Terminou o 1º ano sem saber ler!

Foi aí que a professora dele me falou no Dr. Miguel Palha, da sua experiência e dos seus conhecimentos, avisando-me logo que seria muito difícil uma consulta.

Mas eu não sou de desistir! Eu só queria ajudá-lo a ultrapassar as suas dificuldades!

Conseguimos uma 1ª consulta em Portimão com o Dr. Miguel Palha e posteriormente uma avaliação psicopedagógica pela Dra. Sílvia Silva no Centro de Desenvolvimento Infantil Diferenças, tinha o Manuel 7 anos de idade.

Foi-lhe diagnosticado PHDA (Défice de Atenção/Hiperatividade) e Dificuldades na Aquisição de Competências a nível de Leitura, Escrita e Cálculo (Dislexia, Disgrafia e Discalculia).

Dessa avaliação foi compilado um relatório com as práticas a serem desenvolvidas com o Manuel quer pela escola, pelos pais e pela técnica do Diferenças no sentido de ultrapassar as suas dificuldades. Igualmente o Manuel começou a ser medicado com metilfenidato.

A partir daí o Manuel começou a ter sessões semanais de apoio pedagógico especializado com uma técnica do Diferenças, a Dra. Patricia Coelho, que o acompanhou até ao 12º ano. Não foi uma tarefa fácil, mas com a experiência, a simplicidade e a simpatia, a Dra. Patrícia conseguiu motivá-lo, incentivá-lo e ajudá-lo a acreditar nas suas capacidades.

O Manuel passou a beneficiar do DecLei nº 3/2008, na escola, no que dizia respeito aos critérios de avaliação e adequações curriculares e quando possível com 1 hora de apoio semanal com a professora de ensino especial da própria escola.

Ainda me lembro que até ao 9º ano, o Manuel não conseguia e não sabia estudar sozinho. Eu, com a minha persistência, tinha sempre que o acompanhar e estudar com ele. Tinha pouca confiança em si mesmo, baixa auto-estima e achava sempre que não era capaz.

Mas eu nunca desisti. E valeu a pena o esforço porque o Manuel mudou totalmente no 10º ano, passou a estudar sozinho e a organizar-se e conseguiu completar o 12º ano sem nunca ter chumbado ano nenhum.

O Manuel ingressou na Universidade este ano, atingiu há poucos dias os 18 anos, está confiante, autónomo e deixou de tomar o metilfenidato.

Até agora os resultados têm sido bons e eu estou muito orgulhosa!

Para concluir queria só deixar um conselho de mãe – Nunca baixem os braços, mesmo quando às vezes achamos que não aguentamos mais, lembrem-se que vale sempre a pena o esforço! São os nossos queridos filhos!!!

Um agradecimento muito especial à Dra. Patrícia Coelho pelo trabalho desenvolvido com o Manuel e com os resultados obtidos, sem ela este caso não teria sido um sucesso!

OBRIGADA!

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑